quarta-feira, 27 de novembro de 2013

DICAS DE LEGUMES COM AGROTÓXICOS.


Alimentos que mais têm agrotóxicos: veja a lista e seus riscos

Agrotóxicos usados nas plantações podem causar até câncer


Alimentos que mais têm agrotóxicos: veja a lista e seus riscos title=

Largamente utilizados na agricultura, os agrotóxicos combatem as pragas que costumam destruir as plantações, mas também trazem diversos danos ao meio ambiente, animais e seres humanos. Esses pesticidas tem efeito cumulativo no organismo e, em longo prazo, podem provocar o desenvolvimento de doenças como o câncer.

Uma pesquisa realizada pela Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS, em 12 países da América Latina e Caribe, mostrou que o envenenamento por produtos químicos, principalmente pelo chumbo e pelos pesticidas, representa 15% das doenças notificadas. “O uso de agrotóxicos tem causado diversas vítimas fatais, além de abortos, fetos com má-formação, câncer, dermatoses e outras doenças”.
O consumo diário de alimentos contaminados pode trazer efeitos imediatos, como o surgimento de alergias de pele e respiratórias, mas também traz alterações que só serão observadas no futuro. “Algumas pessoas creditam o uso de agrotóxicos ao aumento de alergias, alterações genéticas, problemas de pele e aumento da incidência de câncer”, afirma  especialistas.

Alimentos que mais contêm agrotóxicos

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, realizado pela Anvisa, apontou que 29% das amostras analisadas em 2012 possuíam irregularidades, como agrotóxico não autorizado no Brasil ou em quantidade superior à permitida.

Crédito: Thinkstock

O pimentão lidera a lista do excesso de agrotóxicos.
Apesar de o valor nutricional não ser comprometido pela presença dessas substâncias, alguns alimentos podem se tornar perigosos para a saúde e não compensam o risco. De acordo com amostras analisadas pela Anvisa entre 2011 e 2012, as frutas e vegetais que apresentaram maiores níveis de pesticidas foram:
  • Pimentão: 89%
  • Cenoura: 67%
  • Morango: 59%
  • Pepino: 44%
  • Alface: 43%

Alimentos orgânicos

Para fugir da contaminação e aproveitar apenas os benefícios oferecidos pelos vegetais, a melhor pedida é investir nos alimentos orgânicos, que não possuem agrotóxicos, fertilizantes ou passam por qualquer outro processo químico. “Eles mantêm seus nutrientes e propriedades, conseguindo oferecer mais saúde e qualidade de vida ao consumidor. Algumas pessoas também acreditam que o sabor dos produtos orgânicos é mais intenso, como de algo fresco e natural”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário