sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

ESTAMPAS E CORES PARA O VERÂO 2014.

BOA TARDE GALERA!
 
Há muitas tendências em estampas verão 2014, elas aparecem bem democráticas. Há muita mistura de estampas, sobreposição de tecidos às vezes com a mesma estampas ou estampas diferenciadas seja em cores ou padronagens, esse mix ainda aparece em materiais diferentes.
As listras são sem sombra de dúvidas a estampa da temporada, ela apareceu como tendência no verão passado e caiu no gosto nesse inverno 2013, e no verão elas vem com tudo, listrado com bolas e monocromáticas. Segue as tendências em cores do verão 2014.

Estampa Verão 2014

A estampa floral é a cara da estação, elas aparecem com fundo bem clarinho e delicado, as flores variam entre o médio e o grande, aparecem umas flores mais miudinhas, mas nada muito pequeno.
Os motivos tropicais vem aparecendo há algumas temporadas e pelo jeito caiu no gosto da mulherada, estampa de coqueiros, paisagens praianas, pássaros, flores silvestres e outras folhagens.
O animal print é o novo pretinho básico, aparece cada vez mais democrático, estampa de oncinha é o que temos para esse verão. Ainda há o print animal, que nada mais é que a cara do bicho estampado, o que mais promete fazer sucesso é o gato.

A estação mais quente do ano traz a proposta das cores vibrantes e elas aparecem nas estampas dos tecidos que vem cheios de ginga e bossa. As estampas do verão 2014 surgem com motivos tropicais – folhagens e flores; étnicos – com geometria em destaque; além daqueles de azulejos – delicadas filigranas em tonalidades como o azul.
Laranja, amarelos, azuis, verdes, pink e todo o arco-iris em suas mais diversas composições aparecem nas estampas, para alegrar ainda mais o clima. Os desenhos estão nas malhas e nos tecidos planos, perfeitos para serem usados em vestidos leves, shorts curtos, camisetas e pantalonas, não esquecendo as saias que podem vir bem curtas ou longas. Peças versáteis e gostosas de usar, com a “cara” da estação!
Veja abaixo alguns looks com as estampas que são tendência para a temporada mais quente do ano!

Estampas Verao 2014 saia

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

NOVIDADE PARA MANICURE.

Esmalte em gel, que não descasca, não sai com removedor e mantém as unhas impecáveis por 15 dias


Já imaginou manter as unhas impecáveis, com esmalte perfeito, intacto e brilhoso, por mais de duas semanas? Pois esse sonho já é realidade. Chegou recentemente ao mercado o esmalte em gel, que não descasca, não lasca e dura 15 dias nas unhas. A novidade, cuja aplicação custa, em média, R$ 45, possui a mesma consistência de um esmalte normal e existe em diversas cores. A diferença entre o produto em gel e os esmaltes comuns é que ele não seca sozinho e não sai com removedor ou acetona:
- Para secar o esmalte em gel, é necessário colocar a mão em uma cabine UV por três minutos. Outra diferença importante é que ele não sai com removedor nem com acetona. Então, a remoção é feita com um produto especial, que remove unhas postiças. Por isso, é complicado fazer a aplicação sozinha, em casa. O ideal é recorrer a uma profissional.
Amei, tudo de bom!!! 
Eu quero,
Só espero que ninguém invente uma tesoura que corte os cabelos sozinha.

 

DEZ DICAS PARA DURAR SEU ESMALTE.

BOM DIA GALERA!
 
Antes de passar o esmalte
 
1. Dê uma lixada na superfície da unha antes de passar qualquer coisa. Se ela estiver descascando, o esmalte sai mais rápido.
2. Não esqueça de passar uma base fortalecedora que funciona como uma camada de proteção. O esmalte direto pode danificar as unhas.
3. Se estiver na manicure, pague antes! A hora de colocar a mão na bolsa para pegar a carteira pode ser fatal!


Na hora do esmalte

4. Escolha marcas boas, aquelas conhecidas do mercado, e nada de passar esmalte velho.
5. Depois de passar, tire o excesso das pontas das unhas com algodão e removedor, isso evita que ela descasque antes da hora.


Depois do esmalte

6. Um óleo secante lubrifica a superfície e faz deslizar eventuais objetos que possam esbarrar no esmalte antes de secar.
7. Extra-brilho de secagem rápida é incrível. Faz secar mais rápido e ainda protege o esmalte por mais tempo.
8. Durante a semana, dê uma repassada no extra-brilho, ajuda a retomar a cara de novo.



Insta Dri, seca qualquer esmalte em 30 segundos, da Sally Hansen; os roxinhos da Avon e da Colorama e uma base da protetora da Colorama

No dia-a-dia


9.Não  lavar louça sem luva, não mexer muito com água abundante, principalmente quente...

 10Tente ficar pelo menos um dia sem esmalte antes de pintar novamente. Dá uma arejada, e unha forte descasca menos, e, se descasca menos faz com que o esmalte dure mais.
Espero que com essas dicas, seu esmalte dure pelo menos uma semana.



terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CASOS DE DE SUCESSO ALIMENTOS ORGÂNICOS, MARIAS DA TERRA.

 BOA NOITE GALERA!

  O que são Orgânicos

Brevemente chegará uma época em que, mesmo existindo alimentos com fartura, não haverá nada que se possa comer”
Alimentos orgânicos fazem bem para a saúde, são mais saborosos e nutritivos, além de respeitar e preservar o equilíbrio ecológico, as pessoas e o meio ambiente em seu cultivo.
Por não utilizarem agrotóxicos ou qualquer tipo de insumos artificiais e aditivos químicos como conservantes e aromatizantes, os produtos orgânicos tem mais sabor e ajudam a prevenir doenças e desintoxicar o organismo.
O uso de alimentos orgânicos é promoção certa da saúde, pois a alimentação correta é a melhor forma de prevenir doenças e desintoxicar o organismo.
Com uma taxa de crescimento superior a 20% ao ano devido a todas estas vantagens e atributos dos orgânicos, cada vez mais pessoas e organizações estão optando por substituir e/ou dar preferência aos orgânicos em sua alimentação.
O grupo Marias da Terra oferece produtos orgânicos em feiras, oferece o serviço de alimentação orgânica para eventos e coffee breaks, além de preparar e comercializar cestas de produtos deliciosos que incluem tanto produtos in natura (ervas, frutas, verduras e legumes) como produtos processados como pães, biscoitos, bolos, doces, salgados e tortas feitas com produtos 100% orgânicos.

Benefícios para a Saúde e o Meio Ambiente

Os produtos orgânicos geram uma série de benefícios para a saúde, o meio ambiente e a sociedade como um todo. Confira alguns deles abaixo:
1. São isentos de qualquer tipo de contaminantes que ponham em risco a saúde do consumidor, do agricultor e do meio ambiente. Seu consumo evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. Pesquisas e estudos mostram que agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer.
2. São produtos saudáveis, mais saborosos, aromáticos e de valor nutricional mais elevado por terem sido produzidos em solos ricos com adubos naturais.
3. Protege a qualidade da água dos rios, lagos e lençóis d’água, além de evitar a erosão do solo e mantê-lo fértil por utilizar técnicas de produção como a rotação de culturas, plantio consorciado e compostagem.
4. Respeita o equilíbrio da natureza, restaura a biodiversidade e protege a vida animal e vegetal, criando ecossistemas saudáveis. A vida silvestre é preservada e áreas naturais são conservadas.
5. Protege futuras gerações de contaminação química, pois o uso intenso de produtos químicos na produção afeta o solo, a água, o ar, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica preza pela preservação da natureza e da vida, por isso exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico.
6. Economiza energia – Ao dispensar agrotóxicos e utilizar a cobertura morta e matéria orgânica no solo, a agricultura orgânica usa o procedimento contrário da agricultura convencional que se apoia no petróleo como insumo de agrotóxicos e fertilizantes.
7. Gera trabalho e renda dignos para famílias e pequenos agricultores. Em sua maioria, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única forma de sustento. Mantendo o solo fértil, o cultivo orgânico prende o homem à terra e revitaliza as comunidades rurais.

As Marias

As Marias da Terra é uma empresa criada por 5 mulheres agricultoras e empreendedoras de Mogi Mirim, no Estado de São Paulo. Formado por Maria Ileide, Roseli Rosa, Irani Cardoso, Eunice Fátima e Franceli Ferreira, o Marias da Terra iniciou seu trabalho ainda em 1997 na AMA – Associação de Mulheres Agroecológicas, um associação formada por mulheres do assentamento em que moram.
Elas iniciaram este trabalho pois não haviam oportunidades de emprego além do corte e venda de madeira, algo que elas consideravam prejudicial à natureza e à saúde das mulheres, por isso começaram a AMA que hoje atua não apenas na produção de orgânicos como também com artesanato.
Mesmo com uma história repleta de barreiras e desafios que vão desde o preconceito até a falta de crédito e infra-estrutura para o trabalho, as Marias da Terra nunca desistiram e suas integrantes estão no grupo desde a fundação, superando estes obstáculos um a um com muita garra, união, aprendizado e força de vontade.
Ao invés de ficarem isoladas, esperando os clientes e parceiros surgirem, as Marias da Terra foram à luta e foram atrás de clientes e parceiros, com isso conquistaram espaços em feiras, organizações que às contratam para fornecer alimentação para seus eventos, pessoas que mensalmente compram cestas de produtos rurais além de uma série de parceiros que oferecem cursos e orientação nas mais diversas áreas.
Pela história de superação, união e pelo belo exemplo que este grupo tem dado à todas as mulheres e agricultores, as Marias da Terra foram selecionadas e receberam o apoio do quadro “Mandando Bem” do programa “Caldeirão do Huck que apóia pequenos empreendedores, pessoas que “mandam bem” no que fazem e precisam de um empurrãozinho em seus negócios. Através do programa o grupo recebeu uma série de máquinas e equipamentos, além de capital inicial e uma formação e assessoria em gestão e empreendedorismo realizado pela Aliança Empreendedora.

Produtos e Serviços

A Marias da Terra atende tanto pessoas físicas como empresas e organizações que queiram levar o sabor e a saúde da natureza para suas casas e eventos.
Além de produtos in natura (frutas, verduras, ervas e legumes da época), a Marias da Terra criou e comercializa em suas cestas, feiras e eventos uma grande variedade de produtos deliciosos como pães, bolos, tortas, sucos, doces e salgados, que vão desde o pão de abóbora e a banana chips até as geléias de acerola, manga e goiaba. São mais de 50 variedades de produtos.
Para que você tenha uma ideia da criatividade das Marias, apenas com a mandioca são feitos inúmeros produtos como o brigadeiro ou beijinho de mandioca, a mandioca chips, o pão, bolo ou sorvete de mandioca, até a lasanha ou escondidinho de mandioca.
Para garantir os produtos de sua preferência, recomendamos que seja feita a encomenda antecipada consultando sobre a disponibilidade de produtos da época. As encomendas podem ser feitas por telefone e retiradas na sede da Marias da Terra, assim como nas feiras. Entregas à domicílio tem custo adicional de entrega e são feitas semanalmente. Para isso consulte-nos sobre a disponibilidade.
Caso queira fazer encomendas de produtos, tenha alguma dúvida ou queira contratar nossos serviços para seu evento, entre em contato!

Oferecemos os seguintes produtos e serviços:

- Encomendas e entrega de Cestas de Produtos Orgânicos In Natura e Processados;
- Serviço de coffee break e alimentação para eventos e empresas;
- Participação em Feiras de Orgânicos fixas e móveis;
- Alimentação e atendimento de grupos de turistas e visitantes na sede da Marias da Terra.

Entre em Contato

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos produtos, serviços, tire suas dúvidas ou faça uma encomenda.
email
contato@mariasdaterra.com.br
telefone
(19) 8155-8724

Gente, gostei tanto dessa reportagem, que resolvi colocar em meu blog, essas MARIAS, são mulheres da terra que lutam com a vida e vão dar o que falar , parabens.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

COMO REORGANIZAR A ROTINA PARA A VOLTA ÀS AULAS.




reorganizar-rotina-volta-as-aulas 
 
Acordar e dormir cedo, realizar as refeições no horário correto e reservar um tempo para as tarefas de casa… É, as férias acabaram e chegou a hora de se organizar para a volta às aulas e o início do segundo semestre letivo. E não são só as crianças que precisam readaptar o relógio biológico. Toda a família precisa reorganizar a rotina.
 O planejamento deve começar com a organização dos horários dos pais. “Decidir quem vai levar e buscar os filhos, quem ajuda no dever em cada dia da semana e até mesmo definir um cardápio alimentar semanal ajudam a família a recuperar o ritmo com a nova rotina das crianças”. Não é recomendado deixar para se organizar em cima da hora. O ideal é que cerca de 10 dias antes do retorno às aulas os pais comecem a colocar os filhos para dormir e acordar no horário ideal. Essa prática ajuda na adaptação e evita birras e manhas quando as aulas recomeçarem. “Dormir bem e se acostumar com os horários ajuda a evitar o mau humor da criança e até a recusa em ir à escola”.
Para recuperar o ritmo e espantar a preguiça de fazer as tarefas de casa, a dica para os pais é que mesmo durante as férias eles reservem um horário para praticar atividades pedagógicas simples com os filhos. Colorir ou fazer desenho são boas opções para crianças não alfabetizadas. Com as maiores, sugira escrever uma história juntos. Isso ajuda a readaptar para os momentos em que tiverem de fazer a lição de casa.


domingo, 26 de janeiro de 2014

NOVO MEIO DE TRANSPORTE NO BRASIL.

Contran cria nova regra para bicicletas elétricas

Modelos não são mais classificados como ciclomotores e dispensam placa e carteira de habilitação do


Dafra tem linha elétrica, como a DBO - Dafra/Divulgação

Dafra tem linha elétrica, como a DBO
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regularizou a circulação de bicicletas elétricas em todo o Brasil. A resolução, publicada no Diário Oficial da União, determinou as principais especificações das chamadas "e-bikes" vendidas no País, entre elas a que exige que a assistência do motor elétrico seja apenas por meio do pedal. Os modelos devem ter sinalização noturna - dianteira, traseira e lateral -, espelhos retrovisores e uma espécie de buzina. A potência máxima deve ser de 350 Watts e a velocidade não podem passar dos 25 km/h. 

De acordo com a nova resolução, o usuário não precisa utilizar um capacete de motociclista - mas o de ciclista. Também não é mais obrigatória a carteira de habilitação na categoria "A", para guiar motocicletas. Dessa forma, o ciclista fica isento do pagamento do seguro obrigatório (DPVAT) para rodar com a e-bike. 
Para o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian, a iniciativa chega em um momento importante. "Diante do trânsito complexo das grandes cidades, o surgimento de mais uma alternativa de transporte é muito bem vinda para a mobilidade do brasileiro. Certamente a regulamentação irá incentivar, também, investimentos das fabricantes e o lançamento de novos modelos”, afirmou.

sábado, 25 de janeiro de 2014

EDUCAÇÃO SEM PALMADAS.

Boa tarde gente, eu li este artigo no guiadobebe, e não podia deixar de partilhar com vocês.

 FICA A DICA!

Quase 10 anos – A história de uma educação sem palmadas

Vivemos em uma cultura em que a palmada faz ou fez  parte do cotidiano de muitos brasileiros. Atualmente o tema vem sendo debatido e até uma lei está a caminho. Esse texto traz a experiência e algumas dicas de uma mãe.

Resolvi fazer este texto, relatando os diversos aprendizados que tive, ao longo desses quase 10 anos (minha filha faz 10 em julho). Aprendizados que tive trocando experiências com outras mães em redes sociais (como na comunidade Pediatria Radical), que li em livros, em blogs, filmes, conversas com amigos e, principalmente, LEMBRANDO DE MINHA PRÓPRIA INFÂNCIA E OBSERVANDO MINHA FILHA, e até mesmo pelos exemplos negativos que tive de como NÃO educar uma criança.
Para mim, aprender a educar SEM PALMADAS foi/é tão gratificante, que eu me sinto na obrigação de compartilhar o que aprendi.

Aprendizado 1:
ASSUMA O PAPEL DE PAI/MÃE.

Essa é, sem dúvida, a primeira coisa que se deve fazer quando se pretende educar um filho: assumir o papel de educador. 
Não importa se o dia foi estressante, se você está de TPM, se a criança está birrenta, se você não sabe o que fazer pra contornar um conflito, ... você (pai/mãe) é quem deve ter maturidade, você (pai/mãe) é quem tem o controle da situação, você (pai/mãe) é que se permite perder o controle. A responsabilidade é sua.
Assumir o papel de pai/mãe é também colocar a criança no seu papel, qual seja: de CRIANÇA.
Portanto, por mais óbvio que isto seja, algumas pessoas não se atentam pra essa obviedade:
Pai/Mãe é Pai/Mãe = adultos, que devem agir com maturidade e que tem o direito/obrigação de cuidar e educar os filhos.
Filho é Filho = Criança, imatura, em processo de desenvolvimento, que tem o direito de ser cuidada e educada pelos pais.

Aprendizado 2:
CONHEÇA UM POUCO SOBRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

Você não precisa ser expert em psicologia ou entender as teorias de Freud (que, aliás, são controversas). Mas procure ter conhecimentos básicos  sobre o desenvolvimento infantil, como os saltos de desenvolvimento, crise dos 8 meses (angústia da separação), terrible two, a angústia causada pela noção da morte (por volta dos 6 anos), etc.
Ter conhecimento sobre a fase que seu pimpolho está passando ajuda enormemente a entender muitas de suas atitudes. E assim, entendendo as atitudes dos nossos pequenos, fica muito mais fácil lidar com elas. Além de evitar que tenhamos interpretações completamente errôneas como “esse bebê só quer colo porque está mimado”, ou “essa criança fica me testando o tempo todo”, etc.

Aprendizado 3:
CRIANÇA É CRIANÇA

Esse aprendizado está muito interligado ao aprendizado anterior (“Conheça um pouco sobre o desenvolvimento infantil”).
Criança vê o mundo de forma diferente dos adultos.
Portanto, não interprete as atitudes dos pequenos como você interpretaria as mesmas atitudes praticadas por um adulto.
Por exemplo, se um adulto diz, de forma proposital, algo que não condiz com a realidade: isso se chama mentira. Já, quando uma criança pequena diz algo que não condiz com a realidade: isso não é uma mentira (pode ser uma confusão que ela faz entre o pensamento e a realidade, ou pode ser a resposta que ela pensa ser a “resposta certa” que os pais estão esperando ao ser questionada sobre algo).  
Assim, um adulto falar algo que não condiz com a realidade é MUITO DIFERENTE de uma criança falar algo que não condiz com a realidade.
Além disso, como já foi dito anteriormente, crianças tem suas fases. Eu sei, é chato quando ouvimos “isso é fase, vai passar”. Mas é a mais pura verdade e devemos também levar em consideração a fase que a criança está passando para interpretar suas atitudes.
Outro exemplo de atitude equivocadamente interpretada por muitos adultos, eu falarei nos aprendizados a seguir:

Aprendizado 4:
CRIANÇA PEQUENA NÃO TEM CAPACIDADE PARA OBEDECER – AS ATITUDES DEVEM VIR DOS ADULTOS.

É isso aí gente: criança pequena NÃO OBEDECE. Ponto.
Ter consciência de que criança pequena não tem capacidade para obedecer foi um dos melhores aprendizados que eu já tive e que mais me ajudou, além de evitar uns 50% de estresse do dia-dia.
Esperar que uma criança de 3 anos obedeça é tão inútil quanto pedir para um bebê de 7 meses trocar a fralda sozinho. 
E por que a criança não obedece? Simplesmente porque ela ainda não tem essa capacidade. O cérebro dela sequer está completamente formado para que ela seja capaz de conter seus impulsos. Muito pelo contrário, nas crianças pequenas, são seus impulsos, suas vontades, seus desejos, que a controlam.
Além disso, a criança mantem uma relação muito forte com o objeto de desejo, com o que quer fazer.
Quando uma criança quer algo, sai de baixo! Ela QUER com todas as suas forças. E fica obcecada pelo objeto de desejo. Grita, esperneia, chora e berra. Assim, se ela QUER muito fazer algo e você disser pra ela não fazer tal coisa, ela não vai te obedecer.
Portanto, esqueça a obediência. Criança NÃO tem que ser OBEDIENTE. Criança precisa ser EDUCADA.
E como se educa a criança a ter controle sobre si própria? Da mesma forma que a gente deve educá-la a trocar de roupa sozinha. Ou seja: primeiro nós fazemos por ela (o adulto é que troca a criança), depois passamos a ajudá-la a fazer (a gente ajuda a criança a se trocar) e, então, ela passará a fazer sozinha (a criança troca-se sozinha).
É basicamente a mesma coisa.
Portanto, para ensinar a criança a conseguir ter autocontrole, inicialmente, são os pais que devem fazer isso por ela.
Cabe ao adulto, através de atitudes, IMPEDIR COM QUE A CRIANÇA FAÇA O QUE NÃO PODE. Da mesma forma, cabe aos adultos, através de atitudes, LEVAR CRIANÇA A FAZER O QUE DEVE SER FEITO.
Deste modo, se a criança quer brincar com uma faca: a responsabilidade é sua (adulto) de retirar a faca da criança. Se a criança quer permanecer em algum local perigoso, a responsabilidade é sua (adulto) de retirá-la do local. Se a criança não quer escovar os dentes, a responsabilidade é sua (adulto) de levá-la a escovar os dentes. Se a criança está subindo em cima de um sofá na casa de uma visita, a responsabilidade é sua (adulto) de impedir tal fato. A responsabilidade é sempre sua. É você, adulto, que vai controlá-la.
Com o passar do tempo, a criança vai criando autocontrole, e aí você vai passar a ajudá-la neste autocontrole. Até que, então, a criança conseguirá se controlar sozinha. 
Aqui, podemos retomar os aprendizados anteriores: Assuma o papel de pai/mãe; Conheça um pouco sobre desenvolvimento infantil e Criança é criança.

Aprendizado 5:
NÃO SE COLOQUE NA POSIÇÃO DE DESAFIADO

Esse aprendizado é uma consequência dos aprendizados anteriores, como veremos:
Levando-se em conta que os pais é que estão sempre no controle da situação, que não devemos interpretar as atitudes de uma criança da mesma maneira que interpretamos a mesma atitude em um adulto, que a criança é um ser em desenvolvimento e que tem direito de receber cuidados e educação dos pais, e ainda, considerando que a criança não tem capacidade para obedecer, chegamos à conclusão que CRIANÇA NÃO TESTA OS PAIS, SENDO OS PAIS QUE SE COLOCAM ERRONEAMENTE NO LUGAR DE TESTADOS.
Vamos imaginar a cena: Você está na casa de uma visita e seu filho de dois anos vai em direção a um lindo enfeite de cristal. Talvez o objeto tenha chamado a atenção do pequerrucho pela forma, ou pelos feixes de luz que reflete, ou sabe-se lá porque. Fato é que a criança vai ao encontro daquele valioso e delicado artefato. A mãe, vendo o perigo da situação, grita: “Filho, não mexa aí!”. A criança obedece? Se a criança quiser muito tocar naquele objeto, provavelmente ela irá se virar para a mãe e, olhando nos olhos da mãe, pega o objeto.
Ora, se você disser pra um adulto não pegar tal coisa e, ainda assim, ele pegar. E pegar o objeto olhando pra você, certamente isso é um desafio. No entanto, não é dessa forma que deve ser interpretada a mesma atitude, se praticada por uma criança.
A criança te “desobedece” pelo simples fato de que ela não é capaz de obedecer (lembra?) Ela não é capaz de fazer aquilo que ela está com vontade (São as vontades, os impulsos e os desejos que a controla. Lembra disso também?) Ela sabe que aquilo é errado e que aquilo vai gerar uma atitude negativa nos pais (talvez é por isso que a criança já faz a coisa errada olhando para os pais. Às vezes até com uma cara feia, esperando e se preparando para a bronca). No entanto, por mais que ela saiba que aquilo que ela está fazendo é errado, ela não tem condições de não fazê-lo. Portanto, não interprete essa atitude como desafio. Interprete essa atitude como IMATURIDADE. Afinal, é disso que se trata.
Interpretar a atitude de desobediência como desafio por parte da criança é bem perigoso e poderá causar dificuldades lá na frente.
Explico porque: Crianças veem as coisas de acordo com o olhar dos pais.
Por exemplo: se os pais veem uma atitude agressiva normal, a criança passará a achar esta atitude agressiva normal também.
Portanto, se os pais veem a atitude da criança em desobedecer numa atitude desafiadora, a criança também passará a ver a desobediência dela como uma atitude desafiadora.
Agora pense na insegurança que isso poderá gerar numa criança?! Justamente os pais, muito maiores e mais velhos que ela, que deveriam ser mais maduros e mais inteligentes, que deveriam cuidar, mostrar o certo e o errado, e que deveriam estar no comando, passam a se sentir “ameaçados”, desafiados, por ela, um serzinho muito menor. Isso gera uma insegurança tremenda na criança, fazendo com que ela sinta necessidade (aí sim) de desafiá-los, pra verificar se eles realmente estão no comando (se ela realmente poderá ser cuidada).
E antes, o que apenas era imaturidade, passa a ser, de fato, desafio.
Deste modo, não é a criança que te desafia, são os pais que se colocam na posição de testados.
Ora, não seja um(a) pai/mãe banana, se colocando na posição de testado por uma criança de 2,3 anos de idade.
Se você olhar a situação de desobediência tal como ela é (falta de maturidade, falta de autocontrole), tais atitudes da criança serão vista por ela mesma dessa forma. E então, além dela não ter necessidade alguma de passar a testar os pais (ela está segura e sabe que os pais tem condições de cuidá-la, pois não se sentem ameaçados e se posicionam como educadores, no comando da situação) fica mais fácil ela aprender a se autocontrolar.
E, logo, logo, ela passará a “obedecer”. Ou melhor, ela conseguirá, sozinha, controlar seus impulsos. 
Lembre-se dos aprendizados anteriores: Assuma o papel de pai/mãe. Tenha plena consciência de que você é que está no comando. Interprete as atitudes de criança como atitudes de criança. Se colocando dessa forma, a criança se sente segura, não precisará testar nada e vai aprender o que interessa: ter autocontrole.

Aprendizado 6:
APRENDA A DIALOGAR, CONSTANTEMENTE.

É muito comum ouvirmos falar “Conversa não adianta” Ou: “Já tentei de tudo, mas ele não me ouve.”
Isso não é verdade!
O que existe é que você, pai/mãe, não aprendeu a dialogar.
Está aí um dos grandes motivos pelos quais sou contra palmadas: palmadas impedem com que os pais e filhos APRENDAM a dialogar. Dialogar é um aprendizado, que deve ser revisto constantemente, pois a forma de dialogar vai mudando conforme o desenvolvimento da criança. Dialogar com um bebê de 1 ano, é diferente de dialogar com um de 3 anos, que é diferente de dialogar com uma criança de 5 anos, de 7 anos, com um pré-adolescente de 10 anos e por aí vai...
Além disso, para aprender a dialogar, são necessárias várias outras atitudes dos pais, sendo que todas elas ajudam a criar um maravilhoso vínculo entre pais e filhos e ajudam no bom desenvolvimento da criança.
Portanto, a palmada, além de impedir esse aprendizado – de diálogo entre pais e filhos – ela impede também com que ocorra tudo que está por trás desse aprendizado do diálogo. Não sei se estou conseguindo explicar o que eu quero dizer, mas é basicamente isso: a palmada evita o processo de aprendizado do diálogo. Mas não é só o diálogo que fica prejudicado, mas tudo que está por trás para alcançar este diálogo com a criança.
E, pra aprender a dialogar é necessário, antes de tudo, aprender a OUVIR. É necessário ter EMPATIA, se colocando no lugar da criança, observando a fase em que ela está, sua imaturidade, as mudanças que ela pode estar passando na sua vidinha. É necessário dar atenção ao filho. É necessário observar a criança. É necessário ter tempo com a criança. É necessário aprender como você consegue ser ouvido pela criança. E, também, é necessário criar uma relação muito forte com a criança, uma relação de afeto, de carinho, de respeito, de confiança.
E a forma de dialogar com a criança vai depender de cada família, de cada criança, e da idade dela (da fase que ela está passando).
Por exemplo, eu acredito que a melhor forma de falar aos bebês o que pode e o que não pode é através de atitudes dos pais (como descrito no aprendizado 4). Ou seja, a forma como você demonstra à criança pequenininha o que é certo e errado é através de atitudes. O diálogo se dá através de atitudes dos pais, principalmente.
Depois, quando minha filha era pequena (até os 3/4 anos), conversávamos através de historinhas. Eu ia contando uma historinha, utilizando como enredo situações que ela tinha passado, mas com personagens fictícios, e ela ia completando a historinha junto comigo, ou seja, se manifestando.
Outra coisa importante, é demonstrar os valores, sempre que possível. Por exemplo, você está assistindo um filme ou novela, a criança passa na sala bem num momento em que um personagem dá um tapa em outro. Se manifeste! Demonstre o quanto aquela atitude é errada. Diga coisas como “Nossa! Que horror!” ou “Que coisa horrível isso de alguém dar um tapa em outra pessoa!” Isso vale também para situações que você vê na rua, como, por exemplo, quando vê alguém jogando lixo no chão.
Crianças são ligadíssimas ao que acontece ao redor. Portanto, não deixe passar batido.
Outra coisa bacana é dar exemplos de quando você era criança, pois elas prestam a maior atenção pra saber de como nós, pais, éramos quando criança. 
Também aprendi a não ter grandes conversas nas horas das birras e estresse. A criança vai ficar na defensiva e não vai adiantar. Na hora da birra ou da “discussão” seja objetivo, sem muito blábláblá. Depois, numa hora calma, num momento de tranquilidade, em que ambos estejam de bom humor, relembre o ocorrido, de forma tranquila e na boa, e reforce a mensagem que você quer passar. Escute o que a criança tenha a dizer e exponha sua opinião. Você vai se surpreender em como, nessas horas, a criança realmente te escuta e até pede desculpas.
Costumamos ter conversas com minha filha à noite. Perguntamos se ela quer falar alguma coisa, se algo a está incomodando. Ela também nos pergunta se queremos falar alguma coisa sobre nosso dia, etc.
Tenho um casal de amigos com dois filhos que fazem “reuniões” semanais. Mas é possível solicitar uma “reunião” quando sentir necessidade. Cada um expõe o que quiser e sempre que um membro fala, os outros devem prestar atenção. Achei a ideia interessante.
Outras famílias conversam sobre o dia durante o jantar.
Sabe, eu me pergunto se todas famílias praticam isso: tirar um tempo do dia para sentar e conversar. 
Devo ressaltar também que, nesta questão do diálogo, não há regras gerais e imutáveis, sendo que a melhor forma de EU dialogar com MINHA filha, talvez não seja a melhor forma de diálogo entre VOCÊ e SEU filho. Isso vai depender de cada família, de cada criança. Por isso, é necessário cada pai/mãe observar seu filho e aprender a dialogar entre si.
Sim, dialogar funciona!

Aprendizado 7:
RECONHEÇA E LEGITIME O SENTIMENTO, CRITIQUE A ATITUDE NEGATIVA

Este é um aprendizado que devemos ter não só com as crianças, mas também com os adultos e também com nós mesmos.
Negar os sentimentos “ruins” é prejudicial, além de ser totalmente inútil.
Somos seres humanos, e, como tal, temos todos os tipos de sentimentos, inclusive sentimentos não muito nobres, como tristeza, raiva, ciúmes, inveja, dentre outros.
Como escreveu Clarice Lispector: “Pensar é um ato, sentir é um fato”.
E é isso que ocorre conosco: temos sentimentos ruins e não temos controle sobre eles.
Imagine você falando para uma criança: “Não precisa ter medo de trovão”
Ok, precisar não precisa, mas como faz pra não ter medo?
“Não fique triste”, “É feio ter inveja”, etc.
Adianta falar esse tipo de coisa? 
A criança apenas vai se sentir mal por sentir o que não é pra sentir, além dela não receber qualquer orientação em como proceder diante daquele sentimento ruim.
Portanto, ajude a criança a reconhecer e a manifestar verbalmente o sentimento e a oriente.
Por exemplo: “Tudo bem você ficar com raiva porque eu não fiz tal coisa, mas não grite e não bata a porta. Eu não admito que você grite comigo. Se acalme. Quer um copo d´água pra se acalmar? Quer ficar um pouco no seu quarto?”
Ou: “Eu entendo que você fica chateado quando está perdendo um jogo. É normal. Ninguém gosta de perder. Mas você não pode parar de jogar só porque está perdendo. Vai jogar até o fim e continuar tentando vencer.”
Demonstre pra criança que tudo bem sentir assim ou assado, mas o que importa são as atitudes. Assim, você a ajudará a aprender a reconhecer os seus sentimentos e a lidar com eles, de um modo construtivo.
Por exemplo, sabemos que crianças podem agir de forma agressiva, ou com manhas e birras, ou até mesmo fazendo xixi na cama quando algo as incomoda (muitas vezes nem mesmo elas sabem o que está incomodando).
Assim, se você ajudá-la a reconhecer os sentimentos, a verbalizá-los e a lidar com eles de forma positiva, com o tempo, a criança conseguirá reconhecer tais sentimentos e a compreendê-los. E, mais ainda, ela conseguirá manifestar estes sentimentos de forma construtiva e civilizada, sem precisar fazer manha, birras ou serem agressivas, apenas expondo verbalmente.
É muito melhor e muito mais fácil lidar com uma criança que chega e diz “Hoje eu estou um pouco nervosa por causa de tal coisa”, do que com uma criança que sequer consegue entender o que a está incomodando, passando a tomar atitudes agressivas, fazer birra, etc.
A criança precisa se sentir segura para expor o que sente. E precisa ser acolhida, sempre. Não julgue e não menospreze o sentimento dela. E a oriente com relação às atitudes.

Aprendizado 8:
SEJA SINCERO

Não tenho muito o que falar sobre este aprendizado, pois ele é muito simples. É apenas isso: Seja sincero.
Para crianças terem confiança nos pais é preciso que estes sejam sinceros.
Tenho pavor de promessas que os pais sabem que não irão cumprir, de enganar a criança, essas coisas.
Esse tipo de “enganação” faz com que suas palavras percam o valor. Aí, todo aquele processo de aprender a dialogar com a criança vai por água abaixo.
Portanto, seja sincero.
Além disso, quando você for explicar ou justificar algo para a criança, pense sempre a real necessidade daquilo.
Por exemplo, quando você precisar convencer a criança a tomar banho, pense e diga sobre a real necessidade de se tomar banho. As pessoas não tomam banho para ganhar sobremesa, ou para poderem jogar vídeo-game. As pessoas tomam banho para não ficarem fedidas (vivemos em sociedade) e para terem higiene, evitando doenças.
Quando a criança pergunta coisas que você não sabe, não tenha medo em dizer que não sabe.
Para finalizar, gostaria de citar dois artigos científicos que respaldam a não-necessidade e potenciais malefícios da utilização de palmadas na educação infantil. 
Primeiramente, este artigo sobre a ineficiência/perigo das palmadas, em português: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v9n2/a04v9n2.pdf
E finalmente, uma metanálise sobre castigos corporais, no link: http://www.endcorporalpunishment.org/pages/pdfs/Gershoff-2002.pdf
Nesta metanálise a autora apresenta resultados da associação entre castigo corporal e 11 comportamentos infantis, e os resultados são claros: castigos corporais (palmadas) foram associado com níveis mais altos de conformidade imediata (ou seja, a criança aprende a se submeter ao castigo e se conforma ao invés de questionar e tentar entender a origem do castigo e não vai atrás de um aprendizado) e agressão e baixos níveis de internalização moral e saúde mental a longo prazo. Lembrando que metanálises são ferramentas poderosas na ciência, pois avaliam os resultados de vários estudos independentes voltados a uma única questão, no caso, o castigo corporal.
Bom, por enquanto é isso. Espero que ajude alguém.
Bjs a todos!
Tatyana Marion Klein(36 anos), advogada em Curitiba, mãe da Luíza (9 anos).

COMO MUDAR O COMPORTAMENTO AGRESSICO DAS CRIANÇAS.

Observar o comportamento do seu filho e reavaliar a rotina da família é o começo.

Gritar, puxar os cabelos e até mesmo morder são alguns dos atos praticados por pequeninos bastante agressivos. A mamãe já tentou colocar todos os tipos de limites e nenhum resultado é alcançado. O carinho é tanto que ela se limita em apenas pedir desculpas para os pais das crianças agredidas e dizer que ele não sabe o que está fazendo. E agora?
A dificuldade em controlar as emoções nos primeiros anos de vida é comum. Afinal, ser paparicado é o item número um da grande maioria das crianças. Os mimos com os brinquedos, a alimentação dada à boca, e todo o conforto do colinho são naturais e importantes.
Porém, apesar dela não ter culpa, é preciso estar ciente de que outros fatores podem contribuir nestas reações. Tudo isso depende da personalidade do filhote, que não deve ser comparado ao filho do vizinho. Cada criança possui a sua personalidade

Os modelos comportamentais apresentados em casa podem interferir nas atitudes da criança. Pais que se agridem verbal e fisicamente e irmãos mais velhos peraltas contribuem para que o seu filho imite-os. 
Adultos que forçam a atitude violenta das crianças também estão errados. Geralmente, existem crianças com este tipo de comportamento na escolinha, e apesar do monitoramento constante das professoras, o pequeno chega com algum machucadinho em casa. Mas não é incentivando o ato que o problema será solucionado. É necessário conversar com a equipe escolar e pedir orientação.  
Mamães que cedem a vontade dos filhos a todo instante estão alimentando o comportamento negativo. Não é porque trabalham o dia todo, que devem distribuir presentes diariamente. A criança ainda é muito pequena para entender que você faz isso para manter as contas em dia, porém existem formas bacanas de distribuir carinho. Contar uma historinha e brincar um pouquinho antes de dormir nunca é demais, pelo contrário é o ideal, pois a criança precisa sentir a companhia dos pais. 
Ter uma postura firme não quer dizer que você seja maquiavélica. Esteja segura e crie alternativas positivas para que a criança consiga se controlar. Gritar mais alto do que ela ou bater só piora a situação. Trate-a com carinho, mas se fizer malcriação, retire algo que ela goste de fazer por algum tempinho, por exemplo. Isso fará com que ela perceba que há “algo errado” no ar. Sendo assim, uma “sementinha” será plantada e os seus atos compulsivos, ainda mais controlados.

DICAS
  • Quando chegar em casa, abrace seu filho e pergunte como foi o dia dele.
  • Antes de jantar, reserve pelo menos 30 minutos para uma atividade divertida com seu filho, contar história, brincar, pintar, jogo de tabuleiro ou videogame, qualquer coisa que seu filho goste ou aprenda a gostar, apresente brincadeiras diferentes.
  • Façam o jantar à mesa, todos reunidos, com televisão, videogame, computador ”desligados”. A atenção deve ser 100% para a o jantar da família. Evitem discutir problemas no jantar. Falem apenas de coisas boas nesse momento.
  • Crie uma rotina para o sono.
  • Um mínimo de disciplina e ambiente acolhedor e saudável interferem positivamente no comportamento das crianças. Se todos falam baixo, a tendência é de quem fala alto diminua sua voz para se “encaixar” no contexto. Se todos falam alto, a tendência é que o diálogo fique insuportável.

ATRAÇÕES PARA O ANIVERSÁRIO DE SP.


São Paulo de bandeja 

PARABÉNS SP! 

A cidade já é cheia de atrações o ano todo. Em seu aniversário de 460 anos, hoje (25), isso só melhora. Confira a seleção para essa festa!

Para balançar

É Paulinho da Viola (foto) quem inicia a festa na Praça da República, às 17h, no sábado (25). Às 20h, o palco é ocupado por vários artistas no SP Black. O americano Keith Sweat mostra suas belas canções de soul e o grupo de samba-rock Os Opalas convida Karol Conká, Jair Rodrigues e Skowa para um show animado. Pça. da República, metrô República. Sáb. (25), 17h. Grátis.

Trilha Paulistana
Formada pelas cantoras Anelis Assumpção e Joana Flor, pelo multi-instrumentista Curumin e pelo trio de rock O Terno, a banda SP460 apresenta músicas que marcaram a história da cidade. Pq. Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, 3629-1075. Sáb. (25), 14h. Grátis.

Roqueiros
Nascida na Pompeia, a banda Made in Brazil prepara um show especial, ‘Pauliceia Desvairada’, em uma homenagem roqueira à cidade. Centro Cultural São Paulo. Sala Adoniran Barbosa (631 lug.).  R. Vergueiro, 1.000, metrô Vergueiro, 3397-4002. Sáb. (25), 19h. R$ 20.

Nova Tradição
Lucas Santtana e Jards Macalé (foto) reapresentam o show Encontro de Gerações, que fizeram juntos no Ano do Brasil na Alemanha, em Frankfurt, no ano passado, às 16h do sábado (25). Antes, às 14h, o Parque Villa-Lobos recebe outro encontro de gerações no palco: a ótima banda de freejazz, samba e afrobeat Metá Metá com Os Mulheres Negras (duo de André Abujamra e Mauricio Pereira) e com a cantora Ná Ozzetti. Parque Villa-Lobos (700 lug.). Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros, 3023-0316. Sáb. (25), 14h. Grátis.

Contradições
No show SP: Amor e Ódio, Mônica Salmaso, Paula Lima, Edi Rock, Curumin, Silvio Modesto e integrantes da escola de samba Pérola Negra cantam as contradições e os amores da cidade.  Sesc Vila Mariana. Teatro (608 lug.). R. Pelotas, 141, 5080-3000. Hoje (24), 21h; sáb. (25) e dom. (26), 18h. R$ 6,40/R$ 32. Cc.: D, M e V. Cd.: todos.

Erudito e Popular
Com regência do maestro Júlio Medaglia, a Orquestra Prelúdio se apresenta na Catedral da Sé. Tom Zé é convidado a cantar ‘São São Paulo’ e Inezita Barroso, ‘Lampião de Gás’. O programa também inclui ‘Trem das Onze’ (Adoniran Barbosa) e ‘Sampa’ (Caetano Veloso). Catedral da Sé. Praça da Sé, s/nº. Sáb. (25), 11h30. Grátis.


Cidade do Rap
No Parque Ecológico do Tietê, é o rap, ritmo tão característico de São Paulo, que domina as comemorações do aniversário da cidade. Começando às 14h do sábado (25), o coletivo Potencial 3 é anfitrião dos MCs Parteum e Lurdez da Luz no show ‘EPP3’. A apresentação ‘Rap Para São Paulo’, às 16h, tem Rashid mostrando a mixtape ‘Confundindo Sábios’, ao lado de Kamau e Max B.O.. Parque Ecológico do Tietê (8.000 lug.). R. Guirá Acangatara, 70, Cangaíba, Km 17 Rodovia Ayrton Senna, 2627-8225. Sáb. (25), 14h. Grátis.

Todo Mundo Vai Dançar
Quase uma minivirada, o SP na Rua reúne os coletivos e as festas mais legais da cidade para uma baladona no Centro. As tendas vão ser montadas entre a Praça da Sé e o Largo São Bento, e o som começa às 22h de sábado (25) e vai até 6h. O duo Selvagem e os DJs da festa ‘Calefação Tropicaos’, por exemplo, se apresentam em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil. Já a ‘Voodoohop’, uma das principais festas alternativas da cidade, arma a pista no Largo do Café. Na Rua Quintino de Bocaiuva, tem o clássico ‘Dubversão Sistema de Som’, enquanto as festas ‘Pilantragi’ e ‘Venga, Venga’ agitam a noite no coreto da Praça Antônio Prado (foto), em frente à Bolsa. Sáb. (25), 22h/6h. 


Folia à carioca
Para mostrar que a rixa com os vizinhos cariocas é pura bobagem, o disputado bloco Bangalafumenga (foto) – sucesso no Rio – traz seus 200 batuqueiros para uma agitada festa com marchinhas no Grand Metrópole, que conta também com os paulistanos do Casa Comigo. Av. São Luís, 187, metrô República, 3158-5000. Hoje (24), 23h59. R$ 75.

Banho de Cheiro
Seguindo uma tradição na data, as baianas da escola de samba Camisa Verde e Branco conduzem o ritual de lavagem da Mão, obra de Oscar Niemeyer, cantando e aspergindo água de cheiro na escultura. Memorial da América Latina. Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, metrô Barra Funda, 3823-4600. Sáb. (25), 15h. Grátis.

Patinada no Minhocão
Nada de acordar tarde no feriado. De manhã, o Sesc Consolação organiza uma patinada pelo Minhocão, com trajeto de 2,5 km e duração de 45 min. Em seguida, serão ensinadas manobras nas seis rampas montadas por lá. Leve capacete e joelheiras. Elevado Costa e Silva – sentido Consolação. Sáb. (25), 10h. Grátis.

Piquenique Musicado
Pufes na grama e balões pendurados nas árvores dão charme ao Piquenique Periquita, que terá show da dupla Júlia Donley e Cimara Fróis. O evento é grátis, mas quem quiser pode comprar no local um kit, para 2 pessoas, com quitutes e toalha xadrez (R$ 120). Pça. Horácio Sabino, V. Madalena. Sáb. (25), 11h/14h30.

Farofada na Rua
Responsável pelos animados churrascos na calçada da Av. Paulista, o pessoal do Paulista com Farofa (foto) realiza no sábado (25) seu primeiro encontro do ano para dar parabéns à cidade. Batizado de Existe Churras em SP, o evento mantém seu estilo: espetinhos à vontade, roda de samba e sorteios de brindes. Não serão servidas bebidas, então, leve um cooler para sua galera. Av. Paulista, 1.499, metrô Trianon-Masp. Sáb. (25), 14h/0h. R$ 15.

Recite seu Amor
Na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, São Paulo se faz amar por suas surpresas. E se você é um dos amantes desta terra, vá ao Sarau Sampoemas e recite um texto em homenagem à metrópole. O evento terá a participação do poeta Frederico Barbosa. Casa das Rosas. Av. Paulista, 37, metrô Brigadeiro, 3285-6986. Sáb. (25), 14h/20h. Grátis.

Rolê no Centrão
Que tal celebrar o aniversário da cidade conhecendo um pouco mais sobre sua história? No Walking Tour, um passeio guiado, com tradução em inglês e espanhol, visita prédios históricos e pontos turísticos. Saída: loja Sampa in Stampa. Shop. Light. R. Xavier de Toledo, 23, metrô Anhangabaú, 3154-2299. Sáb. (25), 10h30h/13. Pague o quanto quiser.

Para Matar a Fome
Festa boa é festa com comida. E para não deixar ninguém com fome, o projeto Chefs na Rua, encabeçado por nomes badalados, servirá comidinhas a preços camaradas – o máximo a ser cobrado é R$ 15. Entre as opções, há o estrogonofe de carne com arroz e batata chips, de Janaina Rueda (Bar da Dona Onça), o mini rigatoni com ragu de linguiça, de Benny Novak (Tappo Trattoria), e torta de banana com ganache de chocolate, de Lucas Corazza (Barbar Confeitaria). Pça. Ramos de Azevedo. Metrô Anhangabaú. Sáb. (25), 11h/20h.

Aquecimento Para a Festa
A atrapalhada protagonista do espetáculo musical Operilda na Orquestra Amazônica tem um desafio: contar para as crianças, em apenas uma hora, a história da música erudita brasileira. De forma lúdica e divertida – e com música ao vivo, claro! –, a atriz Andréa Bassit passeia pela obra de compositores como Carlos Gomes, Camargo Guarnieri e Tom Jobim. 60 min. Rec. da produção: a partir de 4 anos. Oficina Cultural Oswald de Andrade (60 lug.). R. Três Rios, 363, Bom Retiro, 3222-2662. Hoje (24), 16h. Grátis (retirar ingresso 30 min. antes).

Livre, Leve e Solto
A cada hora, tem atração diferente no palco principal da Praça das Artes. Entre elas, o musical ‘Galinha Pintadinha’ (9h) e show do grupo Pequeno Cidadão (16h). Av. São João, 281, Centro. Sáb. (25), 9h/18h. Grátis.

Lorota Boa
Em São Paulo, Minha Cidade, a contadora de histórias Marina Bastos fala sobre São Paulo, com brincadeiras e músicas emblemáticas, como ‘Sampa’ (Caetano Veloso). Casa das Rosas. Sáb. (25), 14h. Grátis.

Aberto pro Céu
Pipas vão tomar conta do céu da USP – e o empinador profissional Ken Yamazato ministra oficina para ensinar a fazer pipas. Tenda Cultural Ortega y Gasset. Pça. do Relógio, s/nº, Cid. Universitária. Sáb. (25), 15h. Grátis.

Hoje tem Brincadeira?
O Grupo TRIII (foto), de Estêvão Marques, Marina Pittier e Fê Sztok, conta histórias, canta músicas e interage com pais e filhos. MIS. Av. Europa, 158, Jd. Europa, 2117-4777. Sáb. (25), 13h/14h. Grátis.


Olha a Chuva!
O convite foi feito pelo Instagram para qualquer pessoa postar fotos sobre São Paulo e sua relação com a chuva. As melhores imagens estão em São Paulo Terra da Garoa, mostra que também tem vídeo em Libras e parede tátil inspirada no tema. E quem circular pela área externa do Museu da Imagem e do Som vai poder observar os trabalhos do Umbrella 011 Parede. O projeto convidou artistas como Mundano e Cadú Mendonça para estilizar… guarda-chuvas. MIS. Av. Europa, 158, Jd. Europa, 2117-4777. Sáb. (25), 12h/18h. Grátis.

Onde Tudo Começou
Ir ao Pátio do Colégio é um programa bem clichê – mas sempre bom. No local onde a cidade foi fundada, em 1554, dá para visitar a capela e também o Museu Anchieta. Nele, são exibidas algumas pinturas dos séculos 17 e 18, além de peças de arte sacra e painéis explicativos com curiosidades sobre São Paulo. A exposição ‘Jesuítas nas Fronteiras’, montada na antiga cripta do espaço, conta a história dos padres da Companhia de Jesus. Pça. Pátio do Colégio, 2, Centro, 3105- 6899. 9h/16h45 (sáb., dom. e fer., 9h/16h30; fecha dom.). R$ 2/R$ 6.

Influência Italiana
Ok, todos os programas que listamos festejam, de alguma forma, os 460 anos da cidade. Mas arriscamos dizer que uma das atrações bem “paulistanas” desse roteiro é a apresentação do Balé da Cidade, que dá início à sua temporada de 2014 no Teatro Municipal. No sáb. (25), estreia a coreografia ‘Cantata’, de Mauro Bigonzetti. A obra usa músicas do sul da Itália para contar a história dos imigrantes vindos da ‘terra da bota’ para cá. O programa inclui as obras ‘Cantares’, de Oscar Araiz, e ‘Abrupto’, de Alex Soares.

Trinta dicas para jovens empreendedores se organizar .

BOM DIA GALERA!

Felipe Rau/Estadão

Confira lista com opções para ler, estudar e se organizar
O fim de ano é um período em que as atribulações profissionais reduzem o seu ritmo. E, não raro, o empreendedor vê-se com um pouco mais de tempo para cuidar de um aspecto importante de sua atividade: a preparação profissional. Aqui você encontra dicas de cursos, livros e aplicativos gratuitos para auxiliar na tarefa de administrar um negócio de pequeno e médio porte.

CURSOS
Sebrae
O Sebrae separa seus cursos de acordo com o perfil do aluno: Quero Empreender, Sou Um Microempreendedor Individual, Tenho Uma Microempresa ou Tenho Uma Empresa de Pequeno Porte. São mais de 30 cursos, desde os que ensinam sobre compras governamentais, gestão de visual da loja e até os que mostram como planejar as exportações.

Sebrae-SP
O Sebrae-SP também tem seu site de cursos com aulas de gestão, preço e fluxo de caixa, por exemplo. A entidade também tem módulos para celular ou tablet e que tratam sobre inovação, criatividade, design na empresa e empreendedorismo de maneira geral.

Senai
O Senai tem um curso gratuito sobre empreendedorismo e o conteúdo programático inclui conceito, características, tipos e ações empreendedoras na busca de informação e raciocínio lógico.

FGV
A Fundação Getúlio Vargas faz parte do OpenCourseWare Consortium - OCWC. Trata-se de um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo. Tudo pela internet. A instituição oferece, por exemplo, o curso de introdução ao private equity e venture capital para empreendedores - a duração é de 40 horas.

Veduca
No Veduca, o empresário pode assistir aulas sobre administração e negócios. Há cursos de liderança ou probabilidade e estatística para negócios.

Coursera
No site do Coursera é possível encontrar vídeos legendados em português. É o caso do curso sobre Fundamentos de Estratégia para Negócios, da Universidade da Virginia.

UniMooc
No UniMooc, o curso, em espanhol, é dedicado ao empreendimento em economia digital. O aluno aprende como montar startups.

Escola de Marketing Digital
A Escola do Marketing Digital oferece mini cursos gratuitos. É possível, por exemplo, ver um aula de 30 minutos sobre como apresentar ideias para investidores.

IPED
O iPED, Instituto Politécnico de Ensino a Distância, tem uma série de cursos nas áreas de gestão e liderança. No caso do conteúdo sobre empreendedorismo, a carga horária é de 20 horas no plano gratuito, que inclui material interativo e certificado digital. Caso o aluno opte por uma carga horária maior e outras vantagens, precisará pagar.

APLICATIVOS
Sendgine
Mais que um organizador, o Sendgine dá um novo sentido para sua caixa de emails. Eles organiza a longa lista de correspondência indesejada entre contatos, cria uma página para cada novo projeto da empresa, apontando prazos de finalização anteriormente definidos.

Pai
Criado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Pai tem como objetivo oferecer uma base de sustentação para negócios em fase inicial ou para empresa que, já experimentadas, precisam de suporte para amadurecimento de gestão. O programa oferece assessoria sobre assuntos como preço médio de mercadorias e serviços, custo tributário por nota emitida, fluxo de caixa, controle de estoque e projeção de custos. É gratuito e acessado por diversos sistemas operacionais.

Dropbox   
Já consolidado no universo corporativo, o programa armazena arquivos em nuvem e permite seu compartilhamento com outras pessoas. Também é possível sincronizá-lo com outros equipamentos. Existe uma versão gratuita e outra paga, com um número maior de funcionalidades.

Simulador de Importação 
O simulador é um aplicativo de comércio exterior para as plataformas IOS e Android que auxilia os empreendedores a calcularem o custo estimado da compra de mercadorias importadas, bem como a possível lucratividade desta operação comercial. O aplicativo é gratuito.

SamCard    
O aplicativo Samcard é usado para fotografar o cartão de visita de uma pessoa ou empresa. Em seguida, o programa passa automaticamente as informações lidas para a lista de contatos do iPhone. Tem uma versão gratuita e outra, mais completa, paga.

Intercom
   
O Intercom permite filtrar informações, autorizar negócios e ter acesso fácil aos dados de seus contatos profissionais, como nome, idade, empresa e cidade de origem. O aplicativo é recomendável para o contato entre empresas e clientes, priorizando ofertas sob medida.

Evernote     
O aplicativo ajuda a armazenar arquivos de texto, áudio e imagens e permite ainda o compartilhamento com outras pessoas. É possível sincronizá-lo com smartphones, tablets e desktops. Tem versões para diversos sistemas operacionais. O aplicativo tem uma versão gratuita e outra paga, com mais funcionalidades.

AppMesh
Este é um aplicativo de venda. O ponto alto, no entanto, fica para a sua interface simplificada. É feito para vendas a pronta entrega e funciona em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Validation Board    
Altamente recomendável para donos de startups que precisam testar suas novas ideias de negócios, criando para tanto um display virtual. O aplicativo tem uma versão grátis e pode ser acessado por dispositivos móveis como smartphones e tablets.

LIVROS
Manual para jovens sonhadores
Autora: Nathalie Trutmann
Nascida na Guatemala, Nathalie Trutman hoje trabalha como diretora na faculdade Fiap e na Zyngamedia. Na obra, a autora busca incentivar novos empreendedores.

O Gerente de Projeto Preguiçoso
Autor: Peter Taylor
O ócio criativo é explorado como a chave para evoluir no mercado, sem gastar muito tempo e energia. 

How to Work for Yourself: 100 Ways to Make the Time, Energy and Priorities to Start a Business, Book or Blog 

Autor: Bryan Cohen
Para quem lê em inglês, confira este livro que lista, em 100 lições, maneiras para concentrar foco e energia em suas prioridades de carreira.

Viagem ao Mundo do Empreendedorismo    
Autores: Instituto de Estudos Avançados (IEA) e Instituto Friedrich Naumann
O livro mostra como  iniciar e, mais importante ainda, manter o negócio ao longo dos anos.

Ferramentas Visuais para Estrategistas
Autor: ESPM
O livro mostra o poder dos recursos visuais para planejar, decidir e criar.

The Crowdfunding Bible
Autores: Scott Steinberg e Rusel DeMaria
O livro reúne dicas para o empreendedor que está atrás de financiamentos para bancar projetos.

The Myth Of The Garage
Autores: Chip e Dan Heath
Os irmãos Chip e Dan Heath procuram, neste livro, desmitificar a tese da empresa de garagem. Para eles, o mercado não tem muito mais espaço para histórias como a da Microsoft, por exemplo.

From Dust to Diamonds
Autor: David Oreck
O autor, um empresário dono de uma fábrica de aspirador de pó, revela como é possível obter sucesso em qualquer  lugar do mundo.

Como Criar e Modificar Hábitos 
Autor: Produtividade Ninja
O site Produtividade Ninja compila um resumo prático do livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg.

A Fábrica dos Sonhos        
Autor: Carlos Cauduro
Procura explorar o potencial do leitor para introduz uma nova abordagem administrativa para as empresas.

Economia Empresarial     
Autor: Vários
Com participação do professor Igor Zanoni Constant Carneiro Leão, mostra o quanto o conhecimento econômico do ambiente dos negócios é essencial para o sucesso da empresa.

Marketing Digital para Empreendedores 
Autor: Endeavor Brasil e Resultados Digitais
Material produzido em parceria entre a Endeavor Brasil e Resultados Digitais está disponível para download. É indicado para aqueles que querem aprender técnicas de marketing online.

TOMADA QUE REDUZ 50% O CONSUMO DE ELETRICIDADE.

Alemães desenvolvem tomada que reduz até 50% o consumo de eletricidade dos aparelhos

Aparelho corta o fornecimento de energia nos momento em que você está fora de casa


Divulgação

 Uma empresa alemã está pedindo financiamento no indiegogo para iniciar a produção em série das primeiras tomadas Parce. A ideia por trás do produto é de uma tomada inteligente que corte o fornecimento de energia nos momentos em que os aparelhos ficam no standby, ou a maior parte do tempo.

Hoje, boa parte dos aparelhos eletrônicos que usamos em casa fica no standby durante praticamente o dia todo. TVs ficam em geral 20h desligadas, telefones ficam 23h, e por aí vai. É esse desperdício que o Parce quer cortar.

Para isso, ele guarda informações sobre o uso do aparelho e cria um perfil de sua utilização. Nos horários em que você utiliza mais, ele não interfere. Durante a madrugada ou a jornada de trabalho, ele corta a eletricidade. Cada aparelho precisa de Parce para economizar energia.

Todas as estatísticas e padrões de consumo são colocadas na internet, e você pode acessá-los de onde estiver via smartphone. Se quiser ligar ou desligar um aparelho quando estiver fora de casa, é só fazê-lo pelo seu celular. Os seus padrões de consumo também geram um histórico que pode ser monitorado.

JOVENS QUE NÃO ESTUDAM E NEM TRABALHAM.

Estudo mostra que expansão do número de jovens que não estudam nem trabalham não é fenômeno exclusivo do Brasil


SÃO PAULO - A geração de jovens "nem-nem" - que não trabalham nem estudam - já virou um termo comum entre economistas e estudiosos do mercado de trabalho brasileiro. Mas um estudo recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que o fenômeno não é exclusividade do Brasil.
A organização levantou dados em todo o mundo e concluiu que, de 2007 a 2012, a parcela dos jovens "nem-nem" (de 15 a 29 anos) cresceu em 30 de 40 países.
Na Irlanda e na Espanha, a taxa dos "nem-nem" cresceu 9,4 e 8,7 pontos porcentuais desde 2007. Nos dois países, isso significa que 20% dos jovens estão nessa condição, o que é um nível preocupante, destaca a OIT.

Para a organização, os "nem-nem", também conhecidos pela sigla em inglês Neet (neither in employment, nor in education or training), preocupam porque não estão à procura de emprego e tampouco investindo em sua formação. "Esses jovens também tendem a ser mais insatisfeitos com a sociedade que seus pares que estão empregados ou no sistema educacional", diz o relatório.

O relatório da OIT também dá destaque para o Brasil e mostra, usando dados de 2009, que a taxa dos "nem-nem" é mais de duas vezes maior entre mulheres negras que em homens com a mesma idade (15 a 29 anos).
Os dados do IBGE mostram que no Brasil uma população de 9,6 milhões de jovens, a maioria mulheres, integra o grupo dos nem-nem - ou um em cada cinco brasileiros na faixa entre 15 a 29 anos. A cifra cresce para quase um quarto (23,4%) na idade de 18 a 24 anos, ou 5,2 milhões de jovens.
Outra preocupação da OIT é com o fato de que 13,1% dos jovens do mundo continuam sem emprego - 74,5 milhões de pessoas. Só em 2013, 1 milhão de jovens perderam seus trabalhos.



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

DICA DE VINHO PODE AJUDAR A COMBATER A OBSIDADE.

Estudo diz que componente do vinho ajuda a reverter sintomas da obesidade no sistema imunológico

O resveratrol, componente encontrado no vinho tinto, pode neutralizar os efeitos do ganho de peso no sistema imunológico

vinho tinto 

Vinho tinto é fonte natural de resveratrol
Estudos realizados na Universidade do Texas revelaram que um componente encontrado no vinho tinto, o resveratrol, pode aliviar os efeitos causados que uma dieta rica em gorduras inflige no sistema imunológico. "Em estudos pré-clínicos, o resveratrol tem se mostrado ser benéfico em retardar o processo de envelhecimento e inibir alguns dos efeitos deletérios associados à obesidade”.

O estudo mostrou que os ratos que receberam uma dieta rica em gordura e doses de resveratrol ganharam menos peso do que aqueles que não receberam o componente. A pesquisa, publicada no Journal of Nutritional Biochemistry, sugere então que o resveratrol pode proteger contra o ganho de peso e neutralizar seu impacto no sistema imunológico. Os cientistas acreditam que o resveratrol exerce um efeito protetor no timo, o órgão responsável pela resposta imunológica das células, previnindo seu envelhecimento precoce em decorrência de uma dieta não balanceada. A diminuição da atividade desse órgão é o que faz com que pessoas mais velhas sejam mais susceptíveis a doenças infecciosas.
“Mesmo se você estiver em um dieta não saudável, há coisas que você pode consumir simultaneamente que podem protegê-lo de alguns dos efeitos nocivos de uma dieta não balanceada. O resveratrol é um deles”.

DICAS DOS PRIMEIROS DENTINHOS.

Marcos do desenvolvimento: Nascimento dos dentes.

Nascimento dos dentes

O aparecimento dos dentes não é um daqueles marcos que acontecem de uma só vez. A mudança do sorriso desdentado para uma boca cheia de dentinhos é um rito de passagem que pode se estender pelos três primeiros anos de vida do seu filho.

A história começa dentro do útero. Durante a gravidez, o bebê adquiriu os chamados botões dentários, as fundações dos dentes-de-leite (ou dentes decíduos, no termo técnico). Esses botões começam a romper a superfície da gengiva em algum momento entre os 3 e os 12 meses. O mais comum é o primeiro dentinho -- um sinal inegável de que seu bebê está crescendo -- por volta dos 6 meses, que é também o momento em que a dieta dele passa a incluir alimentos sólidos. Quando tiver 3 anos, a criança terá a boca cheia de dentes, e já poderá escová-los sozinho (com um pouco de ajuda) -- um passo importante no caminho para assumir seus cuidados pessoais.

Quando acontece

Talvez você não saiba, mas um em cada 2.000 bebês já nasce com um dente -- ou até dois! Mas a grande maioria das crianças tem o primeiro dentinho aos 6 ou 7 meses de idade. Os mais precoces podem romper o primeiro dente (normalmente o incisivo central inferior) já com três meses, enquanto outros podem ter de esperar até quase 1 ano. Os últimos dentes (os segundos molares, no fundo da boca) costumam já ter nascido no segundo ano de vida. Com 3 anos, seu filho deve ter o conjunto completo: 20 dentes-de-leite.

Como acontece

Para muitos bebês (e seus pais), a chegada do primeiro dentinho não é lá muito divertida. Pode ser um processo longo e exaustivo. Os primeiros sintomas -- entre eles muita babação e uma boa dose de dor -- começam um mês ou dois antes do grande evento. Isso pode representar noites e noites em claro consolando a criança. Para aliviar o sofrimento, seu bebê pode começar a morder, mas não por hostilidade. Para melhorar o incômodo, você pode dar a ele alguma coisa para morder, como mordedores ou coisas geladas, ou massagear a gengiva dele com seu dedo.

As gengivas também podem ficar inchadas quando os dentes vão romper, e as bochechas do seu filho parecerão um pouco maiores. Embora os especialistas afirmem categoricamente que o nascimento dos dentes não causa febre nem diarréia, a maioria dos pais diz observar esse tipo de sintoma. Como nessa fase também são comuns resfriados, gripes ou desarranjos intestinais, é melhor ficar de olho nos sintomas e levar a criança ao médico se ela não melhorar.

Para os mais sortudos (que não são tão poucos assim, felizmente), o nascimento dos dentes pode ser uma experiência quase indolor. Mas não deixa de ser uma transformação radical: numa semana seu neném tem um sorrisão desdentado, e na seguinte o branquinho já desponta na gengiva. Comemore o primeiro dentinho tirando muitas fotos, e anote a data do aparecimento como recordação.

A partir daí, os dentes vão surgindo um atrás do outro: primeiro os dois incisivos centrais de baixo, depois os dois de cima, em seguida os que ficam ao lado, e dali para o fundo. O desenvolvimento dos dentes é hereditário, por isso se você teve dentes cedo é provável que a mesma coisa aconteça com seu filho.

O que vem pela frente

Os dentes-de-leite só vão cair quando os permanentes estiverem prontos para irromper, por volta dos 6 anos de idade.

O que você pode fazer

Não há nada que se possa fazer para apressar o surgimento dos dentes, mas dá para aliviar o incômodo do bebê. Primeiro, dê à criança alguma coisa para morder, como um mordedor. Se ele estiver gelado, o alívio será maior. Alimentos frios também podem ser benéficos, como frutas e iogurte direto da geladeira. Se a dor for evidente, você pode dar ao seu filho a dose indicada de um analgésico infantil como o paracetamol, sempre seguindo as orientações prévias do pediatra. Caso seu filho esteja com febre, ou não consiga se acalmar, é melhor levá-lo ao médico -- ele pode estar com alguma outra coisa, como por exemplo uma otite.

Quando os dentes aparecem, é preciso mantê-los limpos. Durante o primeiro ano de vida do seu filho, você não vai escovar de verdade os dentes dele, mas tente passar uma fraldinha limpa ou uma gaze neles pelo menos uma vez por dia -- uma sugestão é incluir o hábito na rotina de antes de dormir. Existem também dispositivos para encaixar no dedo, exclusivamente para essa operação. Por falar em dormir, muitas vezes as crianças se acostumam a adormecer mamando. Tente evitar esse costume, porque os açúcares do leite (mesmo no leite materno ou no leite em pó sem adição de açúcar) podem fermentar, corroendo o esmalte dos dentes.

Se seu bebê só dorme tomando mamadeira, dê o leite a ele no seu colo para apoiar um pouco a cabeça para cima, em vez de dar no berço. Depois dos 6 meses, depois que o bebê estiver bem alimentado e com os dentes limpos, pode-se ir diluindo a mamadeira que ele usa "para dormir" com água, para que o açúcar fique menos concentrado. Vá fazendo isso bem aos pouquinhos, para ele não chiar. Se o bebê tem o costume de acordar de madrugada para mamar, a estratégia da diluição pode até fazer com que ele perca o hábito e passe a dormir a noite inteira, para felicidade geral da família.

A água do sistema público de abastecimento, ou seja, a água tratada que sai da torneira, já contém flúor. O bebê vai ingerir esse flúor nos alimentos que você preparar. Como a quantidade de flúor nas águas minerais não é regulamentada, é preferível dar água filtrada e fervida ao seu filho, seja para beber pura ou para preparar a fórmula láctea em pó. No caso de você só ter acesso a água de poço, pode ser necessário administrar flúor ao bebê. Pergunte ao médico se é o caso.

Quando tiver 1 ano e meio, seu filho pode começar a aprender a escovar os dentes. Você ainda terá que acompanhá-lo nessa operação por vários anos, mas é bom ele ir adquirindo o hábito. Use uma escova macia e uma quantidade bem pequena de pasta de dente. Não é preciso escovar em uma direção específica, já que a criança nem sempre colabora. Só tente retirar fragmentos de alimentos e limpar a superfície dos dentes e das gengivas.

Se seu filho não gostar do creme dental, tente outra marca ou simplesmente não use. A pasta de dente só é necessária se a alimentação da criança for rica em alimentos doces -- que de qualquer forma devem ser evitados. É importante que a quantidade do creme dental seja bem pequena, para evitar que a criança engula o flúor, o que pode provocar uma condição chamada fluorose, que causa manchas nos dentes. Os cremes dentais infantis já têm menos flúor que os adultos, e existem no mercado algumas opções de pasta sem flúor, para bebês. Se você não tiver acesso a esse tipo de creme dental especial, procure mesmo só "sujar" a escova com creme dental.

Quando a criança exagerar nos doces, como numa festa de aniversário, por exemplo, tente fazê-la escovar os dentes logo depois de comer, ou então a incentive a comer alguma coisa salgada por último. Especialistas sugerem que a primeira consulta no dentista aconteça perto do primeiro aniversário, para orientação. O importante, no entanto, é encarar a ida ao dentista como uma prevenção, e não como solução quando os problemas já tiverem aparecido.

Quando se preocupar

Os dentes de bebês prematuros podem demorar alguns meses a mais para nascer. Se seu filho fez 1 ano e não há nenhum sinal de dente, fale com o pediatra na próxima consulta. Caso seu bebê esteja com todos os sinais de que os dentinhos estão vindo -- babando, com a gengiva inchada --, mas parece estar com uma dor excessiva (chorando inconsolavelmente, por exemplo), leve-o ao médico.